Fatores de economia das Autoclaves

Trocar as superadas “panelas” pelas autoclaves, simplesmente por trocar, não fará sentido.

Descreveremos alguns mais importantes motivos para essa troca.

ECONOMIA NA LIMPEZA

Como o sistema de cozimento é a vapor e os recipientes funcionam hermeticamente fechados, não haverá mais em sua cozinha vapor nem gorduras em suspensão. Consequentemente não haverá também exalação de cheiros, independente de quaisquer alimentos que se cozinhe.

Desnecessário se tornará portanto o uso de seu exaustor. Você poderá usar várias peças ao mesmo tempo; no cozimento os recipientes não grudam, ficando fácil para lavar; no assado, usamos o papel alumínio e, após o uso, basta lavar o recipiente com uma esponja e sabão e ele estará limpo. Neste caso você economizará o material de limpeza e o tempo de lavar será menor.

ECONOMIA DE GÁS

Pode-se usar chama média ou alta até sair o vapor. Inicie o aquecimento dos recipientes NATURE LIFE na chama média para, após o primeiro sinal de escapamento de vapor (saída de vapor formando o selo água), abaixar totalmente a chama no sentido desligar. Com esse procedimento você passará a gastar apenas 1/3 (um terço) de gás com relação ao que vinha gastando anteriormente com as panelas convencionais. Isto é, se o botijão de gás de 13 quilos normalmente vem durando, por exemplo, 15 dias, passará a durar, com este procedimento, 45 dias. Se você porém gasta o mesmo botijão em 30 dias, terá agora uma duração de 90 dias. Confie em nossa experiência, faça esse teste e economize mais de 10 botijões por ano.

ECONOMIA DE ÓLEO

Grande quantidade de alimentos já possuem, por natureza, seu próprio óleo (frango, galinhas, carne bovina, carne suína, etc.) sendo óleo natural suficiente para cozimento dos alimentos quando expostos ao processo de semi-vácuo a vapor das autoclaves NATURE LIFE. Reduza portanto a 1/3 a quantidade de óleo habitualmente utilizada. Para cozinhar ou fritar nas autoclaves, use o óleo apenas para untar as tampas/frigideiras. Somente para frituras francesas (bife à milanesa, peixe à milanesa, pastel, etc.) use 3 xícaras de óleo, fogo médio. Nas autoclaves a temperatura não excede a 100ºC, evitando a saturação do óleo, pois ele não queima e não muda de cor, sem pegar sabor dos alimentos, podendo ser reaproveitado. Assim procedendo, caso você venha consumindo atualmente 4 latas de óleo mensal, passará a utilizar apenas uma lata por mês. Faça a experiência. Economize.

ECONOMIA GLOBAL

Após abaixar o fogo, sentido desligar, as autoclaves não necessitam de cuidados, pois os alimentos não vão passar do ponto de cocção ou queimar. Isto vai ajudá-la a se libertar de tantas horas perdidas em sua vida, dispensadas em volta de seu fogão.

Quando o recipiente entrar em autoclave, não há perda de vitaminas e o alimento não diminui o tamanho. Ex.: 1 Kg de carne cozida na panela de pressão vira 700g, perde-se com a evaporação aproximadamente 33g. Nas autoclaves não ocorre perda, pois não tem saída de vapor. Se você raciocinar com relação às economias acima descritas e projetá-las por um mês ou até um ano, poderá imaginar quanto economizará ao usar corretamente o seu aparelho. Isto significa menos dinheiro gasto em função do seu fogão.

ECONOMIAS OBTIDAS

77% no óleo

90% na carne

40% nos legumes e vegetais

75% no gás

70% nos produtos de limpeza

 

APROVEITAMENTO DE NUTRIENTES

VITAMINAS PANELAS CONVENCIONAIS AUTOCLAVES
B1 62,5% 90,8%
B2 62,9% 88,1%
C 52,4% 73,5%
Cálcio 77,8% 94,4%
Fósforo 72,7% 92,3%